Técnicas 3D permitem acompanhar o crescimento estrutural dos sobreirinhos no ensaio
Já se pode observar uma relação alométrica mais clara entre o diâmetro e a altura das plantas. Ainda com uma grande variabilidade, mas claramente numa dinâmica de diminuição da mesma. Espera-se que nos próximos anos já seja possível começar a ajustar modelos de crescimento de acordo com a fertirrega aplicada.
Durante o mês de Novembro as cerca de 3600 plantas pertencentes ao ensaio, na Herdade do Corunheiro, foram sujeitas a medições dendrométricas individuais.
As medições dendrométricas permitem avaliar as taxas de crescimento dos sobreiros, essencialmente através de determinados parâmetros estruturais das árvores, como é o caso da altura total, diâmetro do tronco, raios de copa, entre outros.
Ainda durante este processo procederam-se a registos individuais das condições do estado fitossanitário das plantas, assinalando possíveis danos e a sua origem.
As plantas mortas foram identificadas para futura retancha.
Durante os meses de Outubro e Novembro procedeu-se à avaliação da resposta estrutural das raízes das plantas , através do processo de escavação.
Foram seleccionadas 27 plantas de amostragem distribuídas por vários locais do ensaio por forma a verificar a influência do sistema de rega gota-a-gota no desenvolvimento dos sistemas radicais.
Escavação do sistema radical do sobreiro
Exemplo do desenvolvimento estrutural das raizes
Desde Maio de 2014 que o sistema de rega foi instalado, ainda com as fitas à superfície, mas com o sistema preparado para serem enterradas.
A rega iniciou-se assim que terminaram as chuvas de primavera. Cada sector foi regado uma vez por semana, o suficiente para as plantas crescerem com vigor durante o verão que passou.
Muitas das plantas que sofreram com o choque de transplante voltaram a rebrotar.
Nas próximas medições dendrométricas será analisado o incremento em altura ocorrido durante o periodo crítico de verão .
Os primeiros dados climáticos foram recolhidos da estação. Tratam-se de dados de velocidade do vento, temperatura média de 1 hora, velocidade de vento, precipitação, entre outros. Na amostra selecionada verifica-se que o vento é mais intenso na parte da tarde. A pressão atmosférica diminuiu no meio da semana amostrada, tendo depois aumentado novamente.
![]() |
![]() |
![]() |
A análise estatística da direção média do vento usando “circular statistics” mostra uma prevalência das direções nordeste e sudeste.